domingo, 7 de abril de 2013

AGACHAMENTO - Qual a forma certa de fazer, dicas importantes

Um dos exercícios mais temidos da musculação, pelo menos pelos preguiçosos. O agachamento há muitos anos vem sendo taxado como vilão, devido a algumas lesões na maioria das vezes lombares e nos joelhos ocasionadas por má postura ou excesso de peso.
Por ser um exercício composto, é básico em um treino de pernas, pois estimula muitos grupos musculares. Trabalha de forma intensa o quadríceps, recrutando também os glúteos, posterior de coxa, panturrilhas e a região lombar.
O agachamento livre não é um exercício recomendado para iniciantes por possuir certa dificuldade na execução do movimento. Só trará problemas se houver irresponsabilidade, já se a carga for adequada ao nível do aluno e a execução for correta as chances de lesão são as mesmas de qualquer outro exercício na musculação. Mais devemos estar sempre atentos a dores nos joelhos e na região lombar, pois algumas pessoas não conseguem realizar o movimento e deve ser substituído por outro exercício.
Alguns detalhes podem fazer a diferença, começando pelos calçados que devem ser de preferência com a sola sólida e estável. O espaço entre as pernas dependera do objetivo especifico, com pernas mais afastadas a região interna da coxa será mais recrutada, já com as pernas mais próximas a região externa da coxa será enfatizada, mais a forma mais utilizada é com a medida média, próxima a largura dos ombros que terá o maior numero de fibras musculares recrutadas de uma só vez. Podem ser utilizados barra geralmente na linha dos ombros, ou halteres segurados do lado do corpo. O cinturão deve ser utilizado para prevenção de lesões quando o aluno esta em um nível avançado. Se usado muito cedo e com pouco peso evitará o fortalecimento da região lombar e facilitará futuras lesões.
Na execução do movimento os joelhos não devem passar a ponta dos pés, para que isso não ocorra, durante o movimento a coluna deve ser flexionada ao mesmo tempo, chegando num ângulo máximo de 90 graus das pernas em relação ao chão.
Sendo assim, o agachamento pode ser considerado o exercício mais completo para a região inferior do corpo. Lembre-se sempre de pedir orientações e auxílio do seu instrutor.

Um comentário:

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