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sábado, 12 de fevereiro de 2011

A gema do ovo traz beneficios ou maleficios ?

GEMA:
É a parte inicial do colesterol, mas nela também que se encontram uma imensa maioria dos nutrientes, como  vitaminas e sais minerais. Por um longo tempo foi excluída da alimentação, mas sem ela os benefícios do ovo são reduzidos bruscamente.
CLARA:
Sabemos que é nela que existe uma grande fonte de proteínas. Mas, ao contrário do que muitos pensam, tem uma quantidade maor que a clara, com seus 16 gramas em cada 100 gramas do alimento. No caso da clara, são 13 gramas mas com um pouco mais de colesterol.
O pensamento de que o ovo merecia sair do cardapio veio à tona no início na década de 1990, quando dezenas de cientistas apontaram varias  deficiências nas pesquisas mais antigas, realizadas a partir dos anos 1960, no qual faziam uma associação do consumo do alimento ao colesterol nas alturas e este aos problemas do coração. O divisor de águas foi uma profunda investigação publicada em 1999, na prestigiada revista da Associação Médica Americana, e assinada por um time de especialistas da Universidade Harvard. Em resumo, eles cruzaram informações sobre a dieta de 37.851 homens e 80.082 mulheres com a ocorrência de doenças cardiovasculares durante um período de até 14 anos. A conclusão: O consumo de mais de um ovo por dia não causa impacto significativo sobre o risco de doenças do coração e aneurismas em homens e mulheres saudáveis.
DIFERENTES TIPOS E CORES

O ovo de codorna contém mais ainda colesterol comparado com o de galinha. Em cada 50 gramas (o equivalente a cinco ovinhos) há 422 miligramas da substância. Mas não é só: também tem maior quantidade de fósforo, vitamina A e ferro do que seu concorrente. Mas perde no no que se refera vitamina A.
Não há uma diferença nutricional relevante entre os ovos de granja e os ditos caipiras, que têm uma coloração amarelada. Isso se leva em conta ao tipo de alimentação das galinhas caipiras são criadas soltas e comem o que encontram pela frente, incluindo alguns vegetais mais coloridos, enquanto as de granja se alimentam apenas de ração.
A cor da casca indica apenas a cor da galinha. As brancas põem ovos brancos, as vermelhas põem ovos vermelhos. Simples assim.
BEM DAS MAMAS E DOS OLHOS
Uma equipe de pesquisadores da universidade de Harvard avaliou a alimentação de 121 mil garotas adolescentes. Anos depois notaram que aquelas que comeram mais ovos, fibras e gorduras vegetais tiveram, por incrivel que pareça na vida adulta, uma menor incidência de câncer de mama. Os cientistas acreditam que, no caso do ovo, o benefício provém das grandes quantidades de aminoácidos que são essenciais, vitaminas e minerais encontradas embaixo da casca. Também para problemas de visão a recomendação de apenas um ovo por dia pode ser válida. Estudos realizados em vários países nos últimos anos afirmam que o consumo regular aumenta as taxas de duas substâncias, a luteína e a zeaxantina, cujo papel na prevenção da degeneração macular é considerado muito importante, especialmente entre os idosos.
EM TRÊS VERSÕES
Qual delas você prefere?
OVO FRITO
É o clássico, mas é que é menos indicado pelas suas altas taxas de calorias, além de maior teor de gorduras totais e colesterol. Se não conseguir resistir, use pouco menos de óleo e coma com moderação.
Calorias 196 kcal
Proteínas 13,6 g
Gorduras 15,3 g
Colesterol 457 mg
OVO COZIDO
É o mais saudável por que não leva gordura e é a menos calórica. Deixe-o no fogo de três a cinco minutos, contados depois que a água começar a ferver. Também é possível cozinhá-lo direto na água fervente, sem a casca, o chamado ovo poché.
Calorias 155 kcal
Proteínas 12,5 g
Gorduras 10,6 g
Colesterol 424 mg
OVO MEXIDO
Foi essa a preparação que foi usada no estudo e que mostrou que comer ovos de manhã ajuda a emagrecer. Em frigideira com revestimento antiaderente é possível prepará-los sem (ou quase sem) óleo.
Calorias 167 kcal
Proteínas 11 g
Gorduras 12,2 g
Colesterol 352 mg

6 comentários:

  1. nossa nao entendi nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

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  2. Q COISA RIDICULA! HORRIVEL ISSO... MUITO CONTRADITÓRIO.

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  3. o que não entenderam? fala que faz bem uai :S tem coleterol tem, mas vai te fazer mal se vc se intupir com isso

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  4. Sendo mais preciso: A clara é rica em proteínas, muito útil para praticantes de musculação por ser rica em albumina.

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  5. O ovo cozido tem mais colesterol do que o ovo mexidos frito?

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  6. Isso mesmo! É recomendável consumir ovo cozido.
    A gema não deve ser consumida em excesso, é preciso que se faça um balanço calórico. A gema possui vitaminas essenciais para nosso organismo porem, deve ser consumida com moderação.

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